top of page

Etapas do Tratamento das Drogas

Sobre o layout, o blog tem tudo que você precisa para criar lindos posts que chamam a atenção do leitor. Confira nossos recursos de design.



Etapas do Tratamento das Drogas

O atendimento a dependentes pode caracterizar duas etapas principais: desintoxicação, objetivando a retirada da substância ; e, manutenção, objetivando a reorganização da vida do indivíduo sem o uso prejudicial da substância (seja em regime de abstinência, seja em um contexto de uso recreativo).


1 - Desintoxicação:

O trabalho do medico é de extrema valia nesta fase inicial do tratamento de dependentes químicos,ele quem vai direcionar os procedimentos dirigidos à retirada da droga. Compreende a administração de medicamentos com o objetivo de minimizar sintomas decorrentes da retirada da droga,principalmente nas crises de abstinência ,(ansiedade, depressão, fobias, etc...) As características e a intensidade do sofrimento físico e psíquico decorrentes da suspensão da droga dependem do tipo de substância utilizada e do padrão de consumo da mesma. Assim como a reação individual do paciente.

2 - Acompanhamento psicoterapêutico

Após a anamnese individual, cria-se um objetivo explícito, conduzido pelos psicólogos , cujo conteúdo é elaborado criteriosamente, orientando de forma correta a hipótese diagnóstica e definindo o plano terapêutico .


Nesta fase, o paciente é submetido a tantas sessões terapêuticas quanto forem necessárias, sendo a todos obrigatoriamente uma sessão individual e uma em grupo por semana.


Anamnese


Estabelecer a relação profissional/paciente.

Obter os elementos essenciais da história clínica do dependente químico.

Conhecer os fatores pessoais, familiares e ambientais relacionados com o processo saúde/doença.

Obter os elementos para guiar o médico no diagnóstico.

Definir a estratégia de investigação complementar.

Direcionar a terapêutica em função do entendimento global a respeito do paciente.

Definir comorbidades associadas ao uso ou não de drogas, conduta exclusiva do médico responsável.

Terapias aplicadas no projeto:


Psicoterapia individual: A psicoterapia individual é indicada na abordagem psicodinâmica dos casos mais complexos e em situações que se mostrem de alguma forma inadequadas para um trabalho em grupo.


Psicoterapia de grupo: A psicoterapia de grupo constitui recurso terapêutico privilegiado na medida em que oferece ao dependente uma diversificação de contatos interpessoais que possibilita o encontro com interlocutores que partilham das mesmas expectativas, angústias, conquistas e frustrações. O grupo funciona como matriz de novos modelos identifica tórios, proporcionando as seus integrantes novos vínculos e diferentes vetores de relacionamento.


Nutrição


O centro terapeutico esperança , se preocupa com a alimentação de seu paciente.


Na nutrição, além de fornecer uma alimentação equilibrada no ponto de vista nutritivo, oferece também refeições seguras no ponto de vista higiênico sanitário. Portanto, pode afirmar que não se resume em alimentar o paciente, mas garantir a qualidade e a segurança do alimento. Isto é feito desde da escolha da compra da mercadoria que é realizada semanalmente , até o produto final.


Com isso, a clinica possui o Manual de Boas Práticas, que é seguido pela equipe e supervisionada pela Nutricionista, verificando sempre as condições do alimento, a limpeza da estrutura e de seus equipamentos.


Trabalha-se também avaliando o IMC (Índice de Massa Corporal) de seus pacientes, para manter sob controle as condições nutricionais destes, fornecendo aconselhamento e educação nutricional individuais.


Dinâmicas de Grupo: As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.


As técnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem:


Desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão.

Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento.

Possibilita criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução Uma técnica por si mesma não é formativa, nem tem um caráter pedagógico. Para que uma técnica sirva como ferramenta educativa libertadora deve ser utilizada em função de temas específicos, com objetivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais esteja trabalhando.

Técnicas aplicadas no plano de tratamento:


Caminhadas Ecológicas - Aulas de Educação Física


O exercício físico diário faz o cérebro liberar endorfinas, aumentando a sensação de bem estar, reduzindo a necessidade do uso de fármacos durante o tratamento de desintoxicação.


Reuniões Racionais Emotivas: Método dos doze passos


Reunir informações para que o paciente pondo em prática seus ensinamentos reúna condições de melhor qualidade de vida.


Laborterapia


Tem por objetivo proporcionar ao interno o senso de responsabilidade, recebendo tarefas compatíveis ao seu estado geral, devem cuidar de seus objetos pessoais, asseio e arrumação do seu ambiente de convivência, e em muitos casos reeducando a pessoa aos conceitos mínimos de higiene pessoal e ambiental, que muitas vezes são perdidos no pleno uso de substancias psicoativos.


Espiritualidade


Sem cunho religioso, busca o reequilíbrio espiritual do indivíduo, com reuniões diárias de estudo bíblico.


O método utilizado aborda o indivíduo por três enfoques:


Orgânico - Efetuando a desintoxicação, através de alimentação balanceada, e uso farmacológico quando necessário sob orientação de médico psiquiatra responsável.

Mental - Através de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, terapeutas, e colaboradores, especializados no tratamento de fármacos-dependentes.

Disciplinar - Nosso método consiste em avaliações diárias da conduta do paciente ,analisando sua capacidade em seguir regras , cumprir metas , conduta social perante seus colegas de internação e interação aos membros das equipes clinica e disciplinar. A avaliação é feita por pontuação e lançada diariamente, gerando um gráfico de evolução comportamental, auxilia a equipe psicológica a triar casos mais resistentes.

O dependente deve ser mantido em regime de internato por um período, onde serão feitas avaliações psiquiátricas e psicológicas e as diversas atividades terapêuticas propostas.


Observamos que o prazo do tratamento proposto é de 120 dias e dependerá da evolução do paciente.


Objetos pessoais / Higiene / Roupa


A família deverá se responsabilizar de providenciar o que for requisitado. Vale ressaltar que o interno só poderá trazer xampu que possuem tanto líquido como o frasco transparente, bem como não podem trazer perfumes ou desodorantes líquidos.


Recomendamos:


Agasalhos, camisetas, roupas de baixo, meias, chinelo ,estipulamos quantidades, e recomendamos que tudo caiba em uma gaveta de cômoda, e que sejam o mais confortável possível, pelo menos um jogo de roupa para passeios.


Não é permitido trazer objetos eletrônicos, como celulares, Não é permitido trazer objetos de valores.


Não é permitida a troca de objetos pessoais, de higiene e roupas entre os internos.


COMUNICAÇÕES


Todo interno terá o direito de receber e/ou enviar cartas. Toda correspondência remetida ou enviada ao/para a interna deverá ser aberta pela própria na presença de um responsável da equipe. As ligações telefônicas quando necessárias serão supervisionadas por responsável da equipe.


Os familiares, quando houver necessidade para obtenção de informações, deverão entrar em contato através do telefone da clínica ou pelo site.


Nos casos de qualquer emergência com o interno, a equipe entrará em contato com a família e/ou responsável.


INFORMAÇÕES GERAIS


Muito importante é a participação dos familiares nas reuniões do Programa AMOR EXIGENTE de tratamento familiar, tem por objetivo, a participação do processo terapêutico e conscientização de como a co dependência influencia no sucesso ou não do programa de tratamento.


Se a equipe verificar qualquer tipo de irregularidade no dia da visita, a pessoa será convidada a se retirar, e o fato será comunicado a família e/ou responsável pelo interno.


Rigorosamente não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas e/ou drogas.


Será permitida a visita de parceiros (cônjuges ou namorados) quando acompanhados de familiares e/ou responsáveis, respeitando o ambiente da instituição, com moderado contato.


MEDICAMENTOS


Todo e qualquer medicamento somente entrará nas dependências da clinica com orientação médica, estes serão comprados pela clinica ou encaminhados a ela, seu custo sempre será repassado aos responsáveis pela internação.


O manuseio de medicamentos é de responsabilidade do corpo de enfermagem, estes devem permanecer em ambiente de acesso restrito e acondicionado em local com chave, devendo o enfermeiro solicitar as chaves diretamente ao responsável pela administração de plantão.


EMERGÊNCIAS


Em situações de emergências, esta será relatada ao medico responsável pelo tratamento e o paciente imediatamente removido ao posto de atendimento mais próximo a clinica, devendo o responsável deixar assinado no momento da internação documento autorizando saídas emergências.


Comments


© 2019 por Reginaldo Terron 

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page